Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Como renovar a carteira de motorista

Uma pessoa segurando uma CNH de papel ilustra nosso artigo sobre: Como renovar a carteira de motorista.

A nova resolução determina que CNHs vencidas no ano de 2020 tem mais 01 ano de validade. As novas regras para renovar a carteira de motorista, com a entrada em vigor da nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito - Contran. A resolução que autoriza a retomada do prazo para que seja feita a regularização das CNHs - Carteiras Nacional de Habilitação -, vencidas depois de 19 de fevereiro de 2020. Deve-se prestar atenção na data para não perder o prazo de renovação da carteira de motorista.

Pois, esta medida revoga a resolução que foi publicada em março de 2020 pelo CONTRAN e que suspendia o prazo para a renovação da CNH. Além de revogar também a aplicação de multa, transferências de veículo, registros e o licenciamento de veículos novos, dentre outros, em decorrência da pandemia.

E pela nova resolução do CONTRAN, que teve início em 01 de dezembro de 2020, o documento de habilitação vencido no ano de 2020 tem mais 01 ano de validade.

Esta medida também inclui a Autorização para Conduzir Ciclomotores - ACC - além da Permissão Para Dirigir - PDD, que é o documento provisório usado durante o primeiro ano de habilitação do motorista.

Quando for renovar a carteira de motorista procure fazer no mês de vencimento da CNH

Pela norma, para renovar a carteira de motorista você deve esperar o mês de vencimento da CNH. E dessa forma, a CNH que teve sua validade encerrada em junho de 2020 poderá ser renovada no mesmo mês de 2021, ou seja, junho de 2021.

Pois o objetivo da resolução é procurar evitar a aglomeração de pessoas. Então, a orientação é que as pessoas só procurarem o Departamento Estadual de Trânsito - Detran - em casos de emergência.

Quem vai renovar a carteira de motorista deve ficar atento à fiscalização

Segundo a resolução, para objetivo de fiscalização, qualquer CNH vencida em 2020 deverá ser aceita até o último dia do mês equivalente em 2021.

E a resolução ainda determina que, a partir do dia 1º de dezembro de 2020, sejam retomados os prazos para os serviços como:

- Transferências veicular
- Comunicação de venda de veículos e mudanças de endereço, segundo previsto no CTB - Código de Trânsito Brasileiro.

Sobre a validade da CNH

Outra mudança ligada com a carteira de habilitação é a que altera o CTB visando ampliar a validade da CNH, dentre outros pontos. Isso ocorre porque hoje a validade máxima da Carteira de motorista é de apenas 05 anos para os condutores de no máximo 65 anos de idade.

E acima disso, o prazo máximo de validade será de três anos, ou segundo laudo médico.

Com a nova alteração, a CNH terá validade de 10 anos para os condutores com até 50 anos de idade, de cinco para aqueles de 50 a 70 anos e três anos para os condutores acima de 70 anos.

Os novos prazos estarão em vigor em abril de 2021, mês em que acaba o prazo, que é de 180 dias a partir da publicação da lei, feita no Diário Oficial da União. Então, as CNHs expedidas antes da lei entrar em vigor ficarão com o prazo de validade atual.


Veja também

Poupatempo e Renovação da CNH, primeiro mutirão do ano em São Paulo

...

MundoZ! Carros & Motos
Author: MundoZ! Carros & Motos
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.