Speeder: moto voadora tem primeiro teste bem sucedido
- MundoZ! Tecnologia
- Atualizado: Sábado, 25 Março 2023 17:43
- Views: 3.849
Para quem curte 'altas emoções'. Mesmo que já existam muitos projetos de veículos aéreos em desenvolvimento no mundo todo – em diferentes estágios de desenvolvimento – a maioria ainda está engatinhando – e a verdade é que dentre todos esses projetos existem poucas motos voadoras.
A Speeder, projeto que está sendo desenvolvido pela JetPack Aviation, é mais um deles. E a empresa, sediada na Califórnia, EUA, recentemente divulgou que o primeiro teste com a sua moto, no ar, embora ainda sem um piloto, foi um sucesso.
Moto voadora com velocidade de 240km/h
O modelo de 'recreação' da Speeder vem equipada com nada menos do que oito miniturbinas, contando com duas opções de controle, o automatizado e o manual, o veículo terá 20 minutos de autonomia de voo, e poderá alcançar uma velocidade máxima de até 240 km/h numa altitude de até 4.500 metros.
A Jetpack Aviation criou seu próprio sistema de controle de voo que deve fazer o monitoramento e os ajustes de empuxo da moto voadora, que tem peso aproximado de 105kg.
O resultado do trabalho de desenvolvimento do software de controle de voo, que levou um 18 meses para ficar pronto, segundo a empresa é um sistema totalmente intuitivo, que permite à Speeder funcionar como uma motocicleta convencional, dando estabilidade ao veículo durante o voo.
A moto voadora poderá decolar e pousar de forma vertical em qualquer superfície, ocupando uma área equivalente a de um automóvel de pequeno porte, além disso, a Speeder ainda pode ser programada para voar de maneira totalmente autônoma.
A versão atualizada de um protótipo da Speeder ainda deverá passar por testes mais intensos durante os próximos meses, antes da finalização de montagem do modelo.
Já os testes usando o veículo totalmente concluído estão previstos para começar no primeiro semestre de 2022. A moto voadora está sendo comercializada sob encomenda pelo preço de 380.000 dólares, e segundo informou a fabricante, provavelmente existirá uma versão militar da Speeder.
...