Moto elétrica com design inovador que impressiona por um detalhe
- MundoZ! Carros & Motos
- Atualizado: Sábado, 25 Março 2023 17:27
- Views: 3.461
A NOVUS, uma empresa alemã, fabricante de motos elétricas, apresenta a sua versão de motocicleta elétrica. A Moto elétrica com design inovador da NOVUS. O modelo tem um dos quadros de fibra de carbono mais inovadores já vistos numa motocicleta elétrica que está em produção, no entanto, o preço coloca esta motocicleta elétrica no topo dos EVs de duas rodas de luxo.
Motocicleta elétrica NOVUS: $39.500
Sim,você não leu errado (deixo a conversão por sua conta na data em que estiver lendo este artigo) esse é o preço sugerido pela fabricante. Então, vamos esquecer o fato de que você e eu provavelmente nunca andaremos ou tocaremos nessa motoca, por vários motivos, no meu caso (além do preço), eu olho para a NOVUS e vejo apenas uma bicicleta ultra moderna e sem os pedais.
Em vez disso, vamos ver o que acontece quando você dá aos seus engenheiros e designers a capacidade de criar uma motocicleta elétrica sem um orçamento limitado.
O componente mais impressionante da motocicleta elétrica da NOVUS é o quadro
Um quadro de carbono, que exerce duas funções, como exoesqueleto estrutural e corpo da motocicleta, além de ser muito mais leve do que aço, alumínio ou qualquer outro material.
O motor é traseiro e centralizado com acionamento direto que, segundo a fabricante, produz 200 kgf,m de torque. Se isso for mesmo verdade, a Novus seria uma das motocicletas elétricas mais fortes de todos os tempos.
Só para se ter uma ideia, a Curtiss Zeus tem apenas 196 kgf,m de torque , o que resulta numa aceleração de 0-60 mph em apenas 2,1 segundos. Portanto, 200 kgf,m pode ser um pouco exagerado aqui, mas como devemos seguir as informações divulgadas pela fabricante...
Mesmo assim, com potência máxima de 14 kW, o motor da NOVUS é muito poderoso para empurrar a motinho de apenas 39 kg até atingir sua velocidade máxima de 97 km/h.
Essa velocidade máxima significa que a motocicleta elétrica da NOVUS seria melhor aproveitada como uma motocicleta de uso urbano ou para rodar em estradas secundárias.
A bateria de íons lítio é pequena e isso visa reduzir o centro de gravidade e melhorar o manuseio da moto
Segundo a fabricante, a autonomia é de 97 quilômetros e pode ser recarregada ao nível de 80% em 1 hora. Com uma bateria tão pequena, a autonomia de 97 quilômetros certamente não é medida em sua velocidade máxima, que é justamente de 97 km/h.
A motocicleta elétrica da NOVUS incorpora suspensão dianteira ajustável em um único suporte no garfo, feito em fibra de carbono que combina com o design exclusivo da motocicleta.
A NOVUS não informou exatamente o curso total da suspensão dianteira, mas afirma que:
"o curso da suspensão dianteira garante uma viagem confortável e com respostas precisas".
Já a suspensão traseira da moto é quase invisível, escondida logo acima do braço oscilante traseiro em um compartimento do quadro de carbono.
“O amortecedor de ar é ajustável e pode ser adaptado às condições do terreno a qualquer momento.”
O sistema de freios apresenta disco de pinça dupla flutuante hidráulica e de acordo com o projeto da moto, até mesmo as alavancas de freio são feitas de fibra de carbono.
Essas alavancas de carbono suportam as pinças monobloco ultraleves para segurar os discos de freio duplos de 230 mm
Embora o farol desempenhe um papel proeminente no design da maioria das motocicletas elétricas, ele fica quase oculto na NOVUS, sendo que a luz de LED gira com o guidom. No entanto, parece estar num ângulo estranhamente íngreme que não parece projetar a luz suficientemente a frente.
A luz traseira, que também está escondida na estrutura da moto, se integra ao quadro de fibra de carbono e é visível quando acesa (claro), mas fica quase escondida quando não está em uso.
O assento é feito em couro costurado e se estende desde a traseira da moto até a frente, onde estaria o tanque de gasolina numa motocicleta convencional.
O painel de instrumentos parece ter sido totalmente removido, e em vez disso eles usaram um smartphone.
Segundo a NOVUS:
“Os recursos da tecnologia digital tornam possível usar o smartphone não apenas como um instrumento de controle e visualização, mas também como uma chave digital. Ao eliminar hardware desnecessário, novas funcionalidades podem ser implementadas rapidamente. ”
Enquanto muitos fabricantes de motocicletas elétricas estão adotando configurações um tanto convencionais como tanques de gasolina falsos, a verdade é que precisamos dar um certo crédito à NOVUS por pensar fora da caixa no projeto deles.
O problema é que por $40.000, uma motocicleta elétrica que atinge 97 km/h e só tem 97 quilômetro de autonomia está totalmente fora da realidade de muitos mercados, como o nosso aqui no Brasil.
Não é a motocicleta mais cara que existe, é verdade. A Arc Vector começa com quase três vezes esse preço. Mas essa é uma superbike elétrica de luxo e a motocicleta elétrica da NOVUS é só mais um modelo básico urbano.
E por $10.000 a menos, você ainda pode pegar a nova motocicleta elétrica LiveWire da Harley-Davidson, que até não parece tão inovadora assim (eles tem aquele tanque falso), mas mesmo assim é uma Harley e com um design impressionante.
Se você pagar $40.000 por esta motocicleta elétrica da NOVUS, você estaria comprando uma moto de luxo? Pode ser. Mas vale a pena? Bem, isso vai depender essencialmente do seu gosto.
Se você tem a grana e gosta de um design extremamente clean, então pode valer a pena. Na verdade, não há nada mais por aí parecido com a moto da Novus. E como o futuro bem próximo será dominado pelos motores elétricos, é bom ir se acostumando.
Sabemos que, embora 99,99% das pessoas nunca comprarão uma motocicleta elétrica da NOVUS, mas, talvez, aquele 0,01% tenha lido este artigo agora.
...