Curiosidades sobre o Natal que você precisa saber
- Curiosidades sobre o Natal que farão você entender melhor a origem dessa bela tradição. Árvore de Natal, cores e canções fazem parte desta lista.
- Tempo de leitura: 5 minutos.
- Atualizado: Quarta, 30 Dezembro 2020 13:27
- Views: 1.779
Curiosidades sobre o Natal que farão você entender melhor a origem dessa bela tradição. Árvore de Natal, cores e canções fazem parte desta lista. Chegou dezembro e com ele o Natal, a ocasião perfeita para compartilhar com a família e amigos. É uma data onde as iguarias não podem faltar na mesa e os presentes debaixo da árvore. As alegrias inundam as casas e o sentimento de esperança envolve o espírito, mas você já se perguntou por quanto tempo comemoramos esta data? Aqui, temos algumas curiosidades sobre o Natal para você.
Muitos fatores moldaram esse feriado religioso como o conhecemos hoje. Para compreendê-los, trazemos curiosidades sobre o Natal que você precisa conhecer.
Curiosidades sobre o Natal
O nascimento
A palavra Natal vem do latim Nativitas, cujo significado é nascimento. O estabelecimento de 25 de dezembro como "Dia de Natal" ocorreu no ano 350. Embora o nascimento de Jesus Cristo nesta data não esteja especificado na Bíblia, sob a influência de São Gregório Nacianzeno e São João Crisóstomo foi finalmente definido em 25 de dezembro.
Árvores de Natal
A tradição de colocar árvores de Natal é, na verdade, um sincretismo bastante antigo. Talvez a referência mais antiga que temos venha diretamente dos festivais pagãos. Os povos celtas decoravam carvalhos com frutas e velas durante o solstício de inverno.
Fizeram isso com o intuito de reanimar as árvores e garantir a volta do sol e o desabrochar da primavera. Mais tarde, as luzes foram adicionadas até chegarmos às decorações de Natal que conhecemos hoje.
Embora haja uma versão que diz que Martinho Lutero foi o primeiro a decorar uma árvore de Natal. Diz-se que durante uma noite estrelada, Lutero avistou um pinheiro e, ao longe, atrás da árvore, uma estrela que parecia sair dele. Isso o levou a pensar na estrela de Belém, então ele pendurou bolotas, castanhas e avelãs nos galhos, para homenagear os presentes que os homens recebiam de Jesus.
Ouro, olíbano e mirra
A tradição conta que os Magos vieram de diferentes partes do mundo com a notícia do nascimento de Jesus. Eles trouxeram três presentes para o Deus menino, Melchior ofereceu 30 moedas de ouro por seu grande valor e beleza. Gaspar trouxe incenso e Baltasar deu mirra, uma substância resinosa aromática com grandes propriedades naturais.
Vermelho, verde e dourado
Quase imediatamente depois de trazermos à mente o conceito de Natal, imaginamos as cores vermelho, verde e dourado. Mas o que eles representam? Verde significa renascimento e vida. Vermelho, o sangue de Cristo. E o ouro se refere à realeza, riqueza e luz.
Visco
A tradição de beijar sob o visco vem diretamente dos gregos. Eles foram os primeiros a dar importância a esta planta, que era usada na festa das Saturnais e nas uniões conjugais. Acreditava-se que o visco tinha o poder de dar vida e fertilidade.
Noite de Paz
A famosa música que dá um toque de Natal como se fosse uma cereja no bolo, é sem dúvida Silent Night. Existem atualmente 733 versões desde 1973, foi composta pelo Padre Joseph Mohr quando o órgão da igreja quebrou. Não se sabe se a história é verdadeira, a questão é que foi composta por Mohr na Áustria.
...