Saia do óbvio: 4 dicas para criar um currículo em vídeo
- Os quatro passos mais importantes para gravar um bom vídeo para aquele processo de seleção.
- Tempo de leitura: 4 minutos
- MundoZ! Vida e Carreira
- Atualizado: Terça, 24 Maio 2022 14:16
- Views: 1.042
Já faz um bom tempo que imprimir currículos e distribuir pessoalmente é um processo ultrapassado diante da tecnologia que temos atualmente. Tanto no âmbito social quanto no empresarial, a modernização vem mudando a forma como nos comunicamos. Diante disso, a seleção de candidatos e o processo de inscrição para uma vaga também passaram por alterações.
Redes como o LinkedIn e até o Instagram dão espaço para que produtos, serviços e experiência profissional se destaquem, chamando atenção de empresas que estão e, busca de profissionais para compor seu quadro de colaboradores.
Neste cenário, e trazendo um legado do recente isolamento social, um artifício nos processos de admissão bastante utilizado é o material em vídeo. Candidatos e empresas utilizam esse recurso para entrevistas e processos seletivos. E entender como criar um vídeo que se destaca entre os demais, pode ser o que te levará para próxima etapa: a contratação.
E pensando em te ajudar a conseguir aquela vaga, listamos quatro dicas para criar seu currículo em vídeo:
1. Ao criar o seu currículo em vídeo dê atenção especial ao tempo do vídeo
Durante uma apresentação, é comum que se queira falar tudo sobre você. Mas lembre-se que o pessoal de recrutamento e seleção, não vai receber apenas o seu vídeo, então foque no que é mais importante, as experiências que possui e que mais tenham a ver com a vaga, e não esqueça de ser sucinto.
Procure não ultrapassar três minutos no vídeo e para isso crie um roteiro do que vai dizer e treine antes de ligar a câmera, para que no momento da gravação, você já tenha experiência e lembre do que vai falar.
Para mostrar algumas evidências de sua trajetória profissional, você pode fazer um vídeo com fotos, unindo as imagens à sua narração durante determinadas partes do conteúdo, assim, o tempo pode ser aproveitado com criatividade.
2. O enquadramento da imagem também é muito importante em currículos de vídeo
O enquadramento do vídeo é muito importante para que o material tenha maior qualidade. Esteja ciente de que a forma como você vai aparecer no vídeo pode influenciar a impressão que o recrutador terá sobre a sua preocupação com os detalhes.
Se o vídeo não mostrar seu rosto ou focar demais em partes irrelevantes do cenário, por exemplo, isso pode impactar negativamente no seu primeiro contato com a empresa, podendo resultar na sua eliminação do processo de seleção.
3. Figurino - tenha um cuidado especial com a apresentação pessoal
Hoje em dia, o dress code da maioria das empresas não exige o uso de trajes específicos, como camisas sociais, blazers e outras peças. Mas, é importante manter uma aparência que transmita o mínimo de profissionalismo quando for gravar.
Evite peças casuais, como regatas, jeans rasgados, estampas extravagantes e opte por um estilo similar ao esporte fino, como um suéter, por exemplo. Nunca use bonés e chinelos aparentes, a não ser que esse seja o estilo da empresa.
4. Conteúdo - faça um roteiro antes de começar a gravar o seu 'vídeo currículo'
Essa é sem dúvida a parte mais importante do seu currículo em vídeo. Um dos desafios é saber exatamente o que e como dizer, de forma persuasiva e verdadeira.
Foque em falar sobre você e suas experiências mais relevantes, cases de sucesso que obteve em outras empresas, cursos que realizou e que complementam suas habilidades e porque você deve fazer parte daquela empresa.
Outra dica é não encenar uma personalidade ou cometer exageros no seu currículo. Geralmente, o time de recrutamento é bastante treinado para esse tipo de estratégia e pode te eliminar nas etapas iniciais do processo. Seja você mesmo e arrase.
...