A Amazon desenvolve recurso assustador que permite Alexa falar com a voz de pessoas mortas
- Para algumas pessoas isso parece assustador, já para outras pode ser uma tremenda falha de segurança.
- Tempo de leitura: 4 minutos
- MundoZ! Tecnologia
- Atualizado: Segunda, 04 Julho 2022 15:09
- Views: 455
Uma tecnologia que surgiu no ano passado permite que os usuários possam 'animar' fotos de pessoas, o que estava sendo usado principalmente para animar fotos de amigos e familiares já falecidos. E enquanto algumas pessoas acharam esse recurso reconfortante, muitas outras acharam isso assustador. E se isso não foi assustador o suficiente para você, a Amazon está trabalhando em um recurso que permitirá que a assistente de pessoal Alexa fale com a voz daquele seu parente que já morreu.
Sim, você não leu errado. A Alexa em breve responderá às suas perguntas com a mesma voz do seu parente falecido. A Amazon revelou durante a conferência Re: MARS (Machine Learning, Automation, Robots and Space) da própria empresa, que está trabalhando nesse recurso.
A Amazon disse que quer “fazer as memórias durarem” e está desenvolvendo um sistema que vai permitir que seu assistente de voz imita qualquer voz depois de ouvir o áudio da pessoa falando, e isso em menos de um minuto.
Ao anunciar a nova funcionalidade, Rohit Prasad, vice-presidente sênior da Alexa Team, disse que, embora a inteligência artificial (IA) não possa eliminar a dor de perder entes queridos, “pode definitivamente fazer as memórias durarem por muito tempo”.
Prasad então reproduziu um vídeo em que uma criança pergunta a Alexa “A vovó pode terminar de ler O Mágico de OZ?”. Alexa obedece dizendo “ok” e começa a ler com a voz da avó da criança. No momento, não está claro em que estágio de desenvolvimento o recurso está agora e a Amazon não revelou um cronograma para o seu lançamento.
Além de assustar algumas pessoas, o novo recurso também tem ramificações de segurança
Pode ser possível fazer uso indevido desse recurso e usar as vozes de outras pessoas. Isso pode ser mal utilizado, permitindo que as pessoas usem a voz de celebridades ou outras pessoas sem o seu consentimento. Essa também pode ser uma maneira legal de a Amazon contornar a necessidade de pagar celebridades para emprestar sua voz ao sistema Alexa.
Veja também
- Quando você morre, sua mente continua trabalhando e você reconhece que está morto
- Como uma simples informação ajudou Jeff Bezos a ganhar 3.700 dólares por segundo este ano