Concorrente do WhatsApp é anunciado no Brasil
- Google, ao lado de algumas operadoras lança app, concorrente do WhatsApp, que não desconta a franquia de dados dos usuários.
- Tempo de leitura: 2 minutos
- MundoZ! Tecnologia
- Atualizado: Quarta, 21 Dezembro 2022 14:06
- Views: 4.668
Na última quarta-feira, 19 de agosto, o Google e as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo, fizeram o lançamento oficial do Rich Business Messaging (RBM), o concorrente do WhatsApp, um novo aplicativo de mensagens voltado inicialmente para o mercado corporativo, visando concorrer de forma direta com o app do Facebook, o WhatsApp.
As fabricantes de smartphones Samsung, Motorola, LG, Multilaser e Positivo também fazem parte do projeto.
Já em 2017, o Google havia firmado uma parceira com as operadoras brasileiras e fabricantes de celular para lançar o Rich Communication Service (RCS) que pretendia substituir a tecnologia de SMS visando aprimorar a experiência dos usuários da mesma forma que os aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram.
O sistema RBM será um concorrente do WhatsApp?
O sistema RBM trafega no protocolo RCS, e deve melhorar a maneira como as empresas enviam mensagens de texto, disponibilizando uma comunicação personalizada, tornando a experiência dos usuários mais interessante.
A plataforma deverá permitir que as empresa enviem suas mensagens usando a própria identidade visual, além de enviar arquivos de multimídia e códigos bi-dimensionais (QR Code). O RBM ainda conta com ferramentas de segurança, tais como um selo de verificação para garantir a autenticidade da empresa que está enviando a mensagem.
Além de tudo isso, segundo o Google, o serviço ainda terá a mesma proteção contra spam do RCS, que poderá alertar os usuários sobre aqueles números de telefone potencialmente suspeitos.
Na fase de lançamento, as operadoras de celular oferecem, sem custo, até o final de 2020, a utilização das sessões do RBM para o Ministério da Saúde, para que informações e orientações relacionadas ao Covid-19 possam ser enviadas à população.
Já aos usuários de celulares Android, que já contam com o aplicativo de mensagens nativo do Google, basta ativar a funcionalidade de Chat (RCS) no menu de Configurações.
Segundo o Google, a utilização do aplicativo de mensagens via RCS, não deverá ter desconto no pacote de dados contratados.
Informações do Google Brasil.
Veja também: O WhatsApp está testando chamadas em vídeo e voz no computador