Como a China vigia seus cidadãos
- O mega sistema de inteligência artificial Chinês usado para vigiar seus cidadãos.
- Tempo de leitura: 2 minutos
- MundoZ! Tecnologia
- Atualizado: Terça, 22 Setembro 2020 15:57
- Views: 2.293
Maior rede de vídeo vigilância do mundo transforma a China em grande BigBrother. Dezenas de milhões de câmeras foram instaladas em diferentes cidades Chinesas. Elas tem o objetivo de reconhecer a fisionomia das pessoas com a utilização da tecnologia de reconhecimento facial.
As companhias da China aproveitam a corrida global pelo desenvolvimento de tecnologias mais inteligentes (AI - Artificial Intelligence) - e os avanços são impulsionados por uma geração de jovens empreendedores, embora a discussão sobre o direito à privacidade continue em pauta.
A mega rede de vigilância divide opiniões entre os chineses.
"Penso que na vida das pessoas existem problemas de segurança e problemas de privacidade. Acredito que quando essas duas questões entram em conflito, o povo chinês vai se preocupar muito mais com a própria segurança do que com privacidade. Quando não temos segurança, não temos nada", disse Wang Shengjin, engenheiro da Universidade Tsinghua.
O interesse dos governos.
E o estado é o cliente mais importante para as empresas do setor, em tempos em que o governo Chinês, chefiado por Xi Jinping, promove o avanço tecnológico criando um enorme banco de dados para identificar qualquer cidadão em segundos. Os departamentos locais de polícia compram os equipamentos para 'prevenir delitos'.
E já implementam padrões para identificar pessoas até pela maneira de caminhar.