O que são cidades inteligentes
- Sobre cidades inteligentes. São projetadas como espaços urbanos adequados para proporcionar experiências guiadas pela aplicação de tecnologias de comunicação.
- Tempo de leitura: 4 minutos
- MundoZ! Tecnologia
- Atualizado: Sexta, 13 Maio 2022 16:57
- Views: 2.739
Com a aplicação de inovações tecnológicas é possível compilar informações a partir da movimentação do público nesses espaços. O objetivo das cidades inteligentes deve ser o de proporcionar mobilidade urbana com cada vez mais qualidade na circulação de pessoas. Sendo que essas características desaguam num propósito muito mais amplo que é o de unir tecnologia com sustentabilidade.
A forma de captar os dados nas cidades inteligentes
Cidades comuns são transformadas a medida em que novos sistemas, como machine learning, internet das coisas e data science são implementadas para compilar dados, propiciando a característica de inteligência as cidades.
O patinete elétrico é um ótimo exemplo de iniciativa visando a melhora da mobilidade, é possível coletar informações como a distância percorrida diariamente, o lugar onde são normalmente deixados e os lugares onde existe muita demanda e poucos equipamentos.
Sendo que normalmente o serviço é acessado via aplicativo instalado num telefone celular que por sua vez é um equipamento responsável por fornecer grande quantidade de dados importantes, também para o segmento de comércio eletrônico.
Cidades inteligentes e as iniciativas de negócios.
Elas produzem grande quantidade de dados todos os dias, mas como isso pode ser aproveitado? Os atributos e a tecnologia implementados em cidades inteligentes podem ser aproveitados pelas empresas para melhorar suas operações de atendimento, criação de novas soluções de segurança, acessibilidade e tantas outras, indo muito além da experiência dos compradores.
A economia inteligente das cidades
Os dados, coletados de forma intensa e constante, suprem a iniciativa privada e órgãos governamentais desenvolvendo a economia local e criando novas oportunidades de negócio. Ajudando a aperfeiçoar os serviços oferecidos a população, além de criar novos modelos de negócios.
Melhorar a experiência dos consumidores deve ser objeto de análise constante por parte dos empresários. O atendimento automatizado, através dos chatbots, é um bom exemplo disso, onde um sistema inteligente simula o atendimento pessoal.
Cidades inteligentes e inovação
Com a análise dos dados, empreendedores podem identificar com maior clareza as demandas dos habitantes que ainda não foram atendidas e com o entendimento sobre essas novas demandas também criam-se novas oportunidades de negócios. O registro de informações coletadas enquanto internautas navegam em sites de e-commerce, possibilita saber quais produtos são mais requisitados e mais vendidos.
Oferecendo ao administrador informações preciosas para a tomada de decisão de compra de novos estoques, bem como mais insights sobre estratégias de marketing e definição de persona de consumidores.
A sustentabilidade em cidades inteligentes
Cidades inteligentes é um tema já bastante explorado no meio tecnológico mas que ainda precisa ser abordado com maior interesse pelos empresários e também pelo poder público. A preferência por empresas comprometidas com sustentabilidade tem aumentado significativamente, então pensar em iniciativas sustentáveis é cada vez mais importante, não sendo apenas diferencial de mercado mas sim uma importante base de negócios.
De lojas que escolhem usar papéis recicláveis em suas embalagens, passando por serviços de delivery interessados na diminuição de emissão dos gases que aumentam a poluição do meio ambiente, cada uma dessas iniciativas deve ser levada em conta para construir um pensamento coletivo, esta é a base das cidades inteligentes, desenvolvendo assim ambientes mais sustentáveis com iniciativas que visam preservar os recursos naturais evitando o desperdício de recursos.
Esse é um conceito que deve ser aproveitado tanto pelas entidades que compõe as comunidades quanto pelas empresas.
...