Para os 'bloggers' de plantão, um pouco de história
- Quando perguntaram a Stephen King, o autor que mais vendeu livros no mundo, como havia se tornado um escritor melhor? Ele respondeu: 'Escrevendo...'
- Tempo de leitura: 5 minutos
- Redação MundoZ!
- Atualizado: Segunda, 08 Novembro 2021 17:41
- Views: 1.351
Foi em 1.439 quando um ourives criou um agente de mudança do mundo. Esta invenção proporcionou uma enorme evolução para a sociedade na Europa e no mundo daquela época.
A máquina que ele criou chamada de "prensa de impressão" fornecia pela primeira vez, os meios para a produção de livros em massa. Seu nome era Johannes Gutenberg e ele era alemão. Mais de 3.600 páginas por dia podiam ser impressas, um avanço incrível em comparação com as 40, que poderiam ser produzidas através da escrita manual.
Isto significava um aumento na produção de livros em mais de 9.000%! Esta máquina mudou tudo. Francis Bacon, o filósofo Inglês, disse em 1.620 que a impressão foi uma das três coisas que "mudaram a cara e o estado das coisas no mundo todo".
Ela introduziu a era da comunicação de massa, que mudou para sempre a estrutura da sociedade e da cultura. Ideias atravessaram fronteiras. Personalidades como Martinho Lutero e Erasmo se transformaram em autores de verdadeiros best-sellers, seus pensamentos e escritos permitiram o florescimento da classe média.
O status da elite foi desafiado.
A alfabetização aumentou incrivelmente - para os padrões da época. O monopólio e o poder dos líderes religiosos e políticos tinha sido ameaçado, algo até então inimaginável. O invento de Gutenberg desencadeou uma onda poderosíssima de circulação de informações, ideias e ideais, tidos como extremamente radicais para aquele momento e que agora cruzavam as fronteiras de uma forma rápida e muito, muito eficiente.
A era da auto expressão e da criatividade digital.
Em 1.990 as pessoas começaram a se expressar em diários online. De acordo com a Wikipedia, Justin Hall foi um dos primeiros blogueiros em 1.994, quando a Web começava a se popularizar. Então criou-se uma frase para tentar definir o que era fazer um diário online, "web log", que através do maravilhoso mundo da linguagem, acabou se transformado no termo 'WE BLOG' ("nós blog", em tradução literal), e que, no final, acabou virando apenas "blogs".
As ferramentas para blogs evoluíram a tal ponto, que a menos 'instruída em tecnologia', das pessoas, agora podia publicar vídeos, textos e imagens de forma simples e fácil, sem saber uma única linha de código ou linguagem de programação.
Ferramentas como WordPress e Tumblr acabaram com a tirania técnica dos geeks.
Houve uma explosão de criatividade e auto expressão que permitiu para qualquer um publicar suas ideias através de infinitas plataformas digitais.
O ato de ‘blogar’ e as redes sociais.
A ascensão das redes sociais permitiu que blogueiros exibissem e comercializassem seus conteúdos no mundo todo sem ter que pagar um centavo para nenhuma rede de televisão, jornal ou para quem controlava a mídia de massa.
Novamente a comunicação desafiou as elites dominantes. Blogs que antes eram desconhecidos se tornaram marcas globais falando sobre temas tão diversos como a moda, comida e tecnologia. O trabalho de divulgar um blog não esta mais restrito a construção de uma lista de assinaturas de Feed ou de e-mail.
A edição e comercialização foi definitivamente democratizada.
A liberdade de se expressar no mundo está disponível em segundos e agora é também móvel. O poder da imprensa finalmente está ameaçado depois de 573 anos. A comercialização da mídia impressa foi ultrapassada pela mídia digital, pela primeira vez na história.
Mas e agora, como podemos nos tornar ainda melhores nisso? É muito simples. Escreva.
- Escreva cedo ou mais tarde
- Escreva durante uma viagem
- Escreva em férias
- Escreva mesmo quando seus amigos pensam que você é louco
- Escreva no ônibus
- Escreva no avião
- Escreva quando seu chefe não estiver olhando
- Escreva quando seus amigos disserem para você parar de escrever
- Escreva quando sua/seu namorada(o) viajou no feriado
- Escreva quando você acha que ninguém mais se importa com seu blog... e com você.
Quando perguntaram a Stephen King ("A espera de um Milagre"), o autor que mais vendeu livros no mundo: "-Como é que o senhor se tornou um escritor melhor? "Ele respondeu a essa pergunta de duas maneiras. "-Escreva uma palavra de cada vez e escreva 1.000 palavras por dia."
Isso é o que o levou a se tornar o sucesso que é hoje. Bloguar não é diferente, você não precisa criar um post de conteúdo, um artigo ou um vídeo, tudo ao mesmo tempo, você só precisa fazer uma coisa de cada vez, continuamente.
O que você vai fazer para se tornar um blogueiro melhor?
O mundo é a sua ostra e esta é a maior oportunidade em mais de 500 anos. Vocês estão testemunhando a maior mudança da comunicação em 20 gerações.
...