Dicas de viagem: como não cair em golpes ao comprar pacotes de viagem pela internet
- Os cuidados que você deve ter para não correr o risco de estragar as férias.
- Tempo de leitura: 4 minutos
- Bianca Bezerra - Colaboração para MundoZ!
- Atualizado: Quarta, 26 Janeiro 2022 19:07
- Views: 641
Todo mundo já ouviu alguma história de viagem de férias que deu errado porque a pessoa foi enganada por algum anúncio de casa de veraneio ou hospedagem que sequer existia, fez reservas de passagens falsas ou comprou passeios e pacotes que não eram nada do que prometiam.
Infelizmente, muitas agências desonestas vivem da boa fé de quem não tem muita experiência com a internet e acredita em tudo que lê. Isso não quer dizer que você não possa aproveitar as facilidades e os descontos de comprar pela internet para fazer uma viagem segura. Contudo, é preciso fazer algumas checagens antes.
Verifique se a agência de viagem realmente existe
Se você vai comprar um pacote de viagem de alguma agência que opera totalmente pela internet, é importante ter certeza de que aquela empresa realmente existe. Desconfie se o site não mostrar um endereço físico da empresa ou o telefone para contato.
Também é bom pedir o CNPJ da agência e checar se ele está ativo no site da Receita Federal. Empresas sérias não vão achar um problema te fornecer esses dados.
Pesquise sobre a agência de viagem
Use os sites de busca da internet a seu favor. Jogue o nome da agência de viagem em um desses sites e veja se há alguma notícia de fraude, reclamação de quem já comprou dela ou alguma outra informação que gere desconfiança. Nesses casos, o cuidado deve ser redobrado. Se possível, procure outra agência para comprar o seu pacote de viagem.
Outro jeito de checar se aquela agência existe e é confiável é buscando por seu perfil nas redes sociais. Leia alguns comentários nos posts e verifique se a página tem atividades recentes. Boas empresas utilizam esses canais e sabem o poder que um simples post pode ter para sua reputação, ou seja, costumam tratar bem os clientes.
Veja se o site da agência de viagem é seguro
Não se esqueça de checar também se o site é seguro para compra, caso o pagamento seja feito via cartão de crédito. Geralmente esses sites exibem um cadeadinho ou um selo verde no buscador. Isso garante que as informações que você compartilha, como os seus dados pessoais e bancários, permanecerão sigilosas.
Ao comprar seu pacote de viagem pela internet exija os comprovantes por e-mail
É muito importante que você tenha como provar e verificar todos os itens que compra pela internet. Exija que a agência de viagem mande para o seu e-mail um comprovante de compra com todos os dados, como localização da empresa e valor pago.
Essa também é uma forma de provar que você contratou aqueles serviços e pagou por eles. Caso aconteça algum erro, ter esses dados em mãos costuma ajudar a resolver as pendências de maneira mais ágil.
Quando for comprar pacotes de viagem na internet desconfie de propostas boas demais
Uma das principais estratégias dos golpistas para atrair suas vítimas é oferecer promoções e propostas imperdíveis - "boas demais para serem verdade”. Na maioria das vezes, muitas não são mesmo.
Algumas ofertas podem mesmo ser verdadeiras, oportunidades únicas, mas é sempre importante usar as dicas acima antes de fechar um negócio e, mais ainda, se os preços estiverem muito abaixo da média. Desconfie mais ainda de chamadas que dizem que você precisa comprar agora, sem tempo para pensar e avaliar.
Prefira agências de viagem conhecidas que tenham sites próprios
Uma outra forma de garantir a segurança na compra de pacotes de viagem pela internet é fazer isso pela agência de viagens oficial ou pelo site do próprio local onde você quer se hospedar ou visitar (no caso de atrações). Assim, você estará falando diretamente com a equipe que vai prestar o serviço, diminuindo as chances de erro.
Se for contratar uma só agência de viagens para cuidar de tudo, prefira alguma que você já conheça e saiba da reputação. Também é uma boa ideia pedir indicação para amigos e conhecidos. Saber que alguém já comprou de uma certa agência de viagens e deu tudo certo é uma boa maneira de ficar mais tranquilo.
...