10 cidades mineiras que você precisa conhecer
- Você poderia pensar que está passeando pelas ruas estreitas de uma pequena cidade na Suíça, mas na verdade, você está em Monte Verde no sul das Minas Gerais.
- Tempo de leitura: 5 minutos.
- Cesar Augusto Martins - Colaboração para MundoZ!
- Atualizado: Sábado, 12 Dezembro 2020 19:02
- Views: 2.404
Minas Gerais é um estado sem litoral, e que muitas vezes fica fora dos roteiros turísticos, isso é uma pena, pois conta com paisagens incríveis como colinas verdejantes, é o lugar mais importante do Brasil quando se trata de comida caseira, produz os melhores queijos e cachaças do país, e o clima apresenta invernos amenos em alguns pontos e verões agradáveis sendo ainda o berço de algumas das cidades e vilas mais cativantes e charmosas do Brasil.
Neste artigo listamos as dez cidades mais bonitas de Minas Gerais que você precisa conhecer.
1- Monte Verde-MG
Você poderia estar passeando pelas ruas estreitas de uma pequena cidade montanhosa na Suíça, mas, na verdade, você está no sul de Minas Gerais em uma cidade chamada Monte Verde, onde a arquitetura lembra os chalés da Suíça.
Instalada a 1.500 metros acima do nível do mar, a charmosa vila de Monte Verde faz parte da Serra da Mantiqueira, expondo-a a invernos rigorosos que podem chegar a zero graus nos dias mais frios. A cidade é ideal para quem busca um retiro tranquilo, com muitos restaurantes aconchegantes que oferecem a oportunidade para o turista experimentar a famosa culinária mineira, além de poder ainda visitar belas cachoeiras e trilhas convidativas para caminhadas curtas em meio à exuberância da natureza do lugar.
2- Capitólio-MG
Localizada entre a Serra da Canastra (região famosa pelo queijo Canastra local) e o Lago de Furnas, Capitólio é uma cidade pitoresca que oferece aos turistas dezenas de atividades ao ar livre. Sua principal atração é a rica natureza que circunda a cidade, com dias de caminhadas, cachoeiras e lagos para explorar. Alguns desses lagos são margeados por formações rochosas, convidando os visitantes e aventureiros a mergulhar nas profundas piscinas naturais e cristalinas.
3- Tiradentes-MG
Tiradentes é uma cidade histórica com ruas pitorescas e dezenas de restaurantes que servem especialidades regionais e as tradicionais caipirinhas feitas com a cachaça local .A maioria dos pontos turísticos da cidade estão localizados no centro urbano, você pode observar e admirar as casas com a arquitetura barroca convidando você a passear e curtir o ritmo lento e sossegado da cidade que parece ter estacionado ainda no século XVIII. Uma das principais características de Tiradentes é a Igreja Matriz de Santo Antônio projetada pelo artista plástico Aleijadinho - um dos escultores mais célebres do Brasil - e decorada em seu interior com centenas de quilos de ouro.
4- Ouro Preto-MG
Depois de Belo Horizonte com certeza Ouro Preto é uma das cidades mais conhecidas em Minas Gerais, e não é para menos, a cidade remonta a história da corrida do ouro aqui no Brasil, além de apresentar uma icônica arquitetura no estilo barroco, incluindo as muitas igrejas, museus incríveis e obras de arte.
Um outro detalhe que faz de Ouro Preto ser nacionalmente conhecida é pelo grande número de estudantes universitários, o que torna o Carnaval da realizado em Ouro Preto um dos mais empolgantes das Minas Gerais.
5- Lavras Novas-MG
Lavras Novas é uma pacata cidade mineira e a principal atração da região são as atividades ao ar livre. Situada em meio às montanhas, a cidade oferece vistas incríveis ao longo de quilômetros e quilômetros de colinas e pastagens. Oferecendo uma boa gama de atividades aos turistas, como as caminhadas e o rapel. A cidade ainda conta com restaurantes básicos espalhados que servem a culinária local simples gostosa e saudável, além de algumas pousadas (hotéis simples).
6- Alto Caparaó-MG
O município de Alto Caparaó é comumente mostrado em sites de viagens, com outra cidade próxima conhecida como Caparaó Velho. Porém, as duas áreas são distintas. Alto Caparaó é ideal para aqueles que amam aventuras ao ar livre, com o Parque Nacional do Caparaó nos arredores proporcionando dias de exploração, incluindo caminhadas no Pico da Bandeira, o terceiro pico mais alto do Brasil . Outros destaques são os mergulhos em piscinas naturais entre 1.000 e 1.970 metros de altitude.
7- Poços de Caldas-MG
Esta pacata cidade é popular entre os casais apaixonados e idosos, graças ao seu ambiente tranquilo e atrações agradáveis que podem ser exploradas em um ritmo vagaroso. A região é conhecida por suas fontes termais, principalmente no Thermas Antonio Carlos, que também oferece diversos tratamentos de spa e massagens. Outras atrações incluem observar os artesãos vidreiros, pegar o teleférico até a estátua do Cristo Redentor no topo de uma montanha, passear pelos jardins de flores e visitar a cachoeira Véu de Noiva.
8- Brumadinho-MG
Brumadinho é uma pequena cidade com alguns hotéis simples e restaurantes locais, e é geralmente usada como ponto de partida para explorar outras atrações próximas. A mais popular é a Inhotim, uma estimulante galeria de arte ao ar livre instalada em um amplo jardim botânico. A arte é interativa, como a flauta que permite ouvir os sons do centro da Terra e a sala dos alto-falantes que dá a ilusão de estar andando no meio de uma orquestra em execução. Outros pontos turísticos populares incluem o Topo do Mundo - 'Top of the World' - um mirante panorâmico de 360 graus.
9- Santana do Riacho-MG
É o entorno do Parque Nacional da Serra do Cipó que faz com que realmente valha a pena visitar Santana do Riacho, principalmente para os amantes de caminhadas. O parque é repleto de longas trilhas, proporcionando dias de exploração - no entanto, elas exigem um bom nível de preparo físico para acompanhar as trilhas exigentes. Se você gosta de fazer trilhas a pé, siga para a Vila de Lapinha da Serra, conhecida por suas trilhas mais curtas e fáceis, além das vistas deslumbrantes do lago.
10- São Gonçalo do Rio das Pedras-MG
Se você é um amante de cachoeiras, deve conhecer a cidade São Gonçalo do Rio das Pedras, uma pequena cidade com um charmoso centro histórico que abriga vários pequenos restaurantes e opções de hospedagem. Os principais atrativos aqui são as dezenas de cachoeiras da região, muitas das quais oferecem piscinas tranquilas e refrescantes para mergulhar, bem como a vista para a Serra do Espinhaço.
...