Profissões do futuro: os 5 melhores empregos que existirão em 2050
- MundoZ! Vida e Carreira
- Atualizado: Quarta, 03 Maio 2023 23:05
- Views: 3.175
O mundo está mudando em um ritmo surpreendente, é natural esperar que o impacto dessas mudanças também afete o mercado de trabalho do futuro. Muitas das profissões de hoje podem se tornar totalmente automatizadas ou mesmo obsoletas em poucos anos. Da mesma forma, muitos dos empregos de amanhã podem nascer de algo que ainda nem existe hoje. Nós elaboramos uma pequena lista das profissões que provavelmente existirão em 2050.
As profissões do futuro
1- Designer de órgãos humanos
2- Guia de turismo espacial
3- Cyborg Designer
4- Engenheiro de Transporte
5- Artesão Farmacêutico
A profissão do futuro número 1: Designer de órgãos humanos
Esse trabalho definitivamente tornaria a longa lista de espera de pessoas que aguardam a doação de órgãos para transplante, bem mais curta. A ideia não é totalmente impossível, pois ainda em 2014, os médicos conseguiram cultivar com sucesso um órgão completo usando um animal como ambiente de desenvolvimento.
Com esse avanço científico, os ‘órgãos cultivados’ provavelmente serão a principal fonte de órgãos para transplante em humanos. Isso permitiria até mesmo que os médicos projetassem os órgãos com 100% de eficácia, onde a probabilidade de rejeição seria mínima.
As habilidades necessárias para realizar este trabalho do futuro serão um diploma avançado em medicina, juntamente com um conhecimento profundo de genética e do corpo humano.
A profissão do futuro número 2: Guia de turismo espacial
O próximo trabalho da nossa lista de empregos do futuro é o de guia turístico espacial. Com empresas como Virgin Galactic e SpaceX e Amazon já investindo pesadamente para comercializar viagens espaciais, as pessoas que - vão viver 150 anos - e passar férias na Lua já estão entre nós, certamente não seremos nós, que já passamos dos trinta anos, mas sim, eles já estão por aí.
Mas como nem todos serão astronautas, guias especiais de turismo espacial serão necessários para ajudar os visitantes a se aclimatarem no novo ambiente fora da Terra. Este trabalho exigirá um diploma de bacharel em disciplinas chamadas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia, matemática), boas habilidades interpessoais (soft skills), juntamente com um conhecimento abundante do universo e protocolos básicos de segurança.
A profissão do futuro número 3: Cyborg Designer
Como sabemos, nós, humanos nos esforçamos constantemente para sermos melhores, e justamente por isso poderá haver uma alta demanda por designers de ciborgues, profissionais especializados que ajudarão as pessoas a ‘fundir seus corpos’ com as máquinas e superar suas limitações naturais.
Esses designers também poderão criar organismos cibernéticos autônomos, que não serão humanos. Esses organismos poderão ser empregados em vários campos, como saúde, exploração espacial, esportes, etc.
Uma pessoa que escolha essa profissão precisará de um conhecimento completo do corpo humano, juntamente com proficiência na operação de maquinários avançados.
A profissão do futuro número 4: Engenheiro de Transporte
Os dias onde veremos meios de transporte sem motorista estão se aproximando rapidamente. Os carros autônomos são apenas o começo de infinitas possibilidades neste setor. Com muita pesquisa e avanços neste setor nos últimos anos, nossas cidades poderão ter redes de transporte totalmente automatizadas até 2050.
Consequentemente, os engenheiros de transporte serão os profissionais encarregados de projetar os meios de transporte acessíveis, rápidos, seguros e convenientes para pessoas e mercadorias.
Este trabalho do futuro exigirá que os candidatos apliquem seus conhecimentos técnicos para desenvolver os veículos do futuro, após levar em consideração as influências sociais, econômicas e políticas que serão predominantes em alguns anos.
A profissão do futuro número 5: Artesão Farmacêutico
A carreira de farmacêutico que existe hoje em dia está se aproximando de uma reformulação completa num futuro próximo. Com o advento da impressão 3D na última década, num futuro próximo será possível fabricar medicamentos customizados para cada pessoa.
Os ‘artesãos farmacêuticos’ serão responsáveis pela produção dos medicamentos com base na genética, histórico médico e hábitos de cada paciente.
O farmacêutico do futuro precisará de habilidades adicionais, como conhecimento profundo sobre genética, juntamente com um diploma de farmácia, é claro.
E para finalizar. Embora 2050 ainda possa parecer distante, os empregos do futuro já estão se desenhando hoje. Habilidades como adaptabilidade, ‘elasticidade mental’ (capacidade de aprendizado quase ilimitado), pensamento crítico, habilidades pessoais e criatividade, o que chamamos hoje de soft skills certamente manterão os profissionais mais preparados em boa posição no mercado de trabalho, não importa em que ano eles estejam.
E se você quiser saber mais sobre as soft skills mais requisitadas hoje no mercado de trabalho leia nosso outro artigo sobre: Soft Skills: o que são e como adquirir