A sombria história por trás da origem do slogan da Nike
- Redação MundoZ!
- Atualizado: Terça, 20 Setembro 2022 19:20
- Views: 7.527
Uma origem que os executivos da Nike não negam mas também não admitem. Co-fundador da famosa agência de publicidade Wieden & Kennedy, Dan Wieden havia sido contratado pela fabricante de roupas esportivas Nike, com a missão de construir um inspirador slogan que marcasse os produtos da empresa.
Mas criar uma frase sucinta e ao mesmo tempo poderosa é algo muito desafiador, mesmo para profissionais experientes da propaganda. Ele precisava de alguma ideia que pudesse causar impacto nos usuários da marca e que ao mesmo tempo fosse de grande amplitude, demonstrando o poder de uma marca com longevidade.
Wieden estava tendo algumas dificuldades em conseguir sintetizar numa frase curta tantos conceitos importantes.
Mas a vida pode ser realmente surpreendente as vezes.
Cerca de uma década antes e há alguns milhares de quilômetros de distância, outro homem seguia por uma estrada de vida bem diferente do que a de Dan Wieden.
Ele era Gary Gilmore, um violento criminoso protagonizando uma série de crimes, assaltando empresas.
No dia 19 de julho Gary assaltou um posto de gasolina e mesmo depois de pegar o dinheiro ele fez com que o atendente se deitasse no chão e o executou ali mesmo.
Um dia depois cometeu outro crime bárbaro, usando o mesmo modus operandi, mandou o atendente deitar-se no chão entes de disparar
contra ele. As duas vítimas eram jovens e pais de família.
Numa das ocasiões em que cometeu os crimes, ele acabou disparando contra a própria mão. Fato que não passou despercebido pelos investigadores do FBI. Surpeendentemente, Gary acabou sendo entregue por um familiar que disse à polícia que ele havia pedido ajuda para conseguir medicamentos e curativos para tratar um ferimento na mão.
O criminoso teve ainda a tremenda infelicidade de cometer os crimes no estado de Utah, conhecido por ser muito ágil em processos desse tipo.
Gary foi julgado e condenado a pena de morte e para deixar claro o quanto a justiça do estado de Utah era de fato justa, o juíz ainda permitiu ao condenado que escolhesse como gostaria de morrer, se por enforcamento ou por um pelotão de fuzilamento. Gary escolheu ser fuzilado.
Surge o famoso slogan da Nike
No dia da execução Gary estava sentando numa cadeira posicionada a frente de uma barreira de sacos de areia. O pelotão de fuzilamento era composto por cinco policiais pertencentes ao mesmo condado onde ele havia cometidos todos os seus crimes, os policiais seguravam, cada um, um rifle. Antes de colocar o saco preto na cabeça do condenado o carrasco perguntou quais eram as últimas palavras de Gary.
Gary Gilmore respondeu:
"Faça isso."
Dan Wieden ficou muito impressionado enquanto lia a notícia sobre essa história terrível sendo que o mais marcante de tudo, segundo ele, foi a parte “faça” da frase. Ele ficou espantado com a maneira como um homem, diante da certeza da morte iminente, pudesse encarar aquilo com tanta confiança.
Então Wieden apenas adicionou o "just" para dar mais ênfase à parte do "faça".
Segundo suas próprias palavras:
"Eu estava tentando escrever algo que impressionasse, para que pudesse falar com mulheres que haviam começado a caminhar para entrar em forma, e com pessoas que eram atletas profissionais - e que tinham o mesmo tipo de conexão entre elas".
O primeiro anúncio "Just Do It" apareceu em 1988 em um comercial de TV com uma atleta de 80 anos.
A frase persiste como um dos slogans de marketing mais marcantes do mundo. E não poderia ter se originado de uma maneira mais sombria.
As pessoas ficam chocadas ao saber sobre o slogan da Nike. Então agora, você tem uma boa história para contar e impressionar seus colegas no trabalho:
"A célebre frase da Nike, 'just do it', se originou nas últimas palavras de um condenado frente à um esquadrão de fuzilamento".
É, a inspiração pode vir de qualquer lugar, de qualquer lugar mesmo.