Porque você deveria se tornar um mentor
- MundoZ! Vida e Carreira
- Atualizado: Quarta, 03 Maio 2023 15:59
- Views: 2.159
Por que você deveria ser um mentor? Freqüentemente ouvimos as razões que as pessoas apresentam para não se tornarem mentores. 'Eu não tenho tempo.' 'Eu não tenho as habilidades adequadas.' 'Minha personalidade não serve para isso.' Descubra o quão transformador, Se tornar um mentor, pode ser na sua vida e na sua vida e na sua carreira.
Na maioria das vezes, são desculpas, e não razões. Todos nós temos mais tempo, habilidades e visão do que pensamos e, com o treinamento certo, qualquer pessoa pode aprender a ser um bom mentor.
Antes de encontrar um bom motivo para dizer “não”, considere primeiro estes onze motivos para dizer “sim” a ser um mentor.
1. Porque você deveria se tornar um mentor ? Para ser um líder melhor.
Aprender a trabalhar com pessoas com quem você não tem uma ligação natural, demonstrar paciência com quem precisa de orientação e apoio, ajudar as pessoas a descobrirem o melhor caminho a seguir: desenvolver todas as qualidades de um grande líder, por exemplo. Quanto mais você trabalhar na liderança individualmente, mais irá melhorar em grupos maiores.
2. Saber mais sobre sua empresa ou profissão.
O que você realmente sabe sobre os desafios, o propósito e a carga de trabalho diária de outras equipes? O mentoreamento é uma ótima maneira de ampliar sua visão e obter informações sobre o que está acontecendo em outras áreas. Isso pode te capacitar para tomar decisões mais sólidas e holísticas.
3. Porque você deveria se tornar um mentor ? Para impulsionar sua carreira.
Apenas no caso de você estar pensando que toda essa conversa sobre liderança e aprendizado é perda de tempo, vamos mostrar alguns fatos concretos. Entre 2010 e 2015, uma grande empresa de tecnologia dos Estados Unidos, a Sun Microsystems, estudou o progresso de carreira de mais de 1.000 colaboradores. Pessoas que atuaram como mentores tinham SEIS VEZES mais chances de serem promovidas do que aquelas que não fizeram isso e 20% mais chances de receber um aumento. Ainda acha que ser mentor é perda de tempo?
4. Ter a incrível oportunidade de influenciar os líderes de amanhã.
A maioria de nós anseia por um legado, alguma 'aposta' no futuro que diga: “Eu estive aqui”. Que melhor legado do que fazer parte da formação dos futuros líderes que vão moldar o mundo na próxima geração?
5. Porque você deveria se tornar um mentor? Para vislumbrar novas perspectivas e novas ideias.
O mentoreamento é uma oportunidade única de sair de seu círculo normal de amigos e do corredor sem fim das redes sociais e obter uma compreensão íntima de como o mundo parece através dos olhos de outra pessoa. Novas perspectivas levam a novas ideias, e quem sabe aonde elas podem te levar?
6. Sentir a pulsação de uma geração mais jovem.
Normalmente (embora nem sempre) os mentores acabam trabalhando com pupilos mais jovens, às vezes muito mais jovens. Gerações diferentes pensam e agem de maneiras diferentes. Se você deseja ser um líder eficaz, precisa compreender como as gerações mais jovens veem as coisas e onde podem fazer a diferença numa organização. A intimidade de um relacionamento de mentor oferece uma visão única dessas diferenças geracionais.
7. Porque você deveria se tornar um mentor ? Para mudar a vida de alguém.
Você se lembra de um professor, treinador ou ex-chefe que disse ou fez algo que mudou a sua própria trajetória de vida? Esta é sua chance de fazer isso por outra pessoa. Nem toda parceria de mentoria muda vidas, mas vemos o suficiente para saber que todo mentor tem o potencial de instigar mudanças surpreendentes.
8. Exercitar sua inteligência emocional.
Trabalhar cara a cara com um pupilo exige que você aguce seu radar emocional. Você será solicitado a avaliar o estado emocional da outra pessoa e responder com empatia. A inteligência emocional não é apenas um diferencial importante para o avanço na carreira, mas também pode melhorar seus relacionamentos fora do escritório.
9. Porque você deveria se tornar um mentor ? Para fortalecer as lições que você já aprendeu.
Não há melhor maneira de incorporar conhecimento do que ensinando. Você aprendeu da maneira mais difícil como contratar a pessoa certa, aumentar os preços ou negociar um contrato difícil. Ao passar esse conhecimento para um novato, você esclarece e incorpora essas lições dentro de você.
10. Melhorar sua produtividade.
Compartilhar suas percepções, aprendizados e networking com colegas mais jovens ajuda a lubrificar a engrenagem de uma organização. Acelerar o ritmo e aumentar a produtividade ajuda a todos na organização - incluindo você.
11. E por fim, se tornar um mentor pelo sentimento de missão cumprida - sentir-se bem consigo mesmo.
Você pode estar satisfeito ao apreciar tudo o que você está construindo para o seu currículo, mas garantimos que, depois de se tornar um mentor, o fator “sentir-se bem” terá um efeito transformador. Não há nada mais gratificante do que saber que você está fazendo a diferença na vida de outra pessoa.
Veja também
- Quais os itens de escritório e papelaria a empresa deve fornecer aos funcionários?.
...