A importância de exames periódicos para manter uma boa visão
- Problemas de visão não apresentam sintomas, por isso fazer exames periódicos é importante para um diagnóstico precoce e tratamento de problemas de visão.
- Tempo de leitura: 5 minutos.
- Carolaine Vieira - Colaboração para Mundoz!
- Atualizado: Sexta, 20 Maio 2022 19:05
- Views: 2.480
Estamos bem familiarizados com a importância de uma alimentação saudável, exercícios e exames regulares com nosso médico. E todas essas coisas também são cruciais para garantir uma boa saúde ocular. Ao aprender a fazer o que é necessário para alcançar e manter a saúde ocular, você pode apreciar os benefícios disso para o resto de sua vida.
Muitos problemas de visão não apresentam sintomas ou sinais externos, por isso é difícil perceber que existem problemas. Praticar cuidados preventivos por meio de exames periódicos de visão é importante para o diagnóstico precoce e tratamento de problemas de visão, para manter uma boa saúde ocular e, quando possível, para prevenir a perda de visão.
Durante um exame oftalmológico regular, o seu oftalmologista avaliará sua visão e determinará se você precisa de uma receita para óculos de grau ou lentes de contato. Se você já tem óculos ou lentes de contato, o médico determinará se sua receita atual ainda é a melhor para você.
O oftalmologista examinará seus olhos em busca de doenças oculares comuns. Ele irá alertá-lo contra a exposição excessiva de seus olhos aos raios ultravioleta. Esses raios podem penetrar nas estruturas dos olhos, causando danos às células.
É um exame de visão tão eficaz quanto um exame de vista?
Um exame oftalmológico, geralmente realizado por um pediatra, enfermeira escolar ou outros profissionais de saúde ou voluntários, é um exame oftalmológico limitado, geralmente com o objetivo de ajudar a identificar pessoas com risco de problemas de visão. Por exemplo, o teste de visão que você faz para a carteira de motorista é um exame de visão.
Um exame de visão não é o mesmo que um exame oftalmológico completo, nem deve servir como um substituto. Somente optometristas e oftalmologistas podem realizar exames oftalmológicos abrangentes; médicos de família e pediatras não são totalmente treinados para exames oftalmológicos e podem não perceber problemas de visão importantes que requerem tratamento.
Optometrista, Oftalmologista, Oculista - Quem faz o quê?
Não deixe as letras “op” confundirem você! Os dois principais tipos de oftalmologistas são optometristas e oftalmologistas. Um optometrista é um profissional médico, não um médico, que se concentra nos cuidados regulares com a visão e na prescrição de óculos e lentes de contato.
Um oftalmologista é um médico que oferece serviços completos de cuidados com a visão. Frequentemente, optometristas e oftalmologistas trabalham juntos para cuidar de sua visão. O oculista não é um oftalmologista e não realiza exames de olhos. Em vez disso, um oftalmologista preenche a prescrição de óculos ou lentes de contato fornecida a você por seu oftalmologista.
Os serviços de um optometrista incluem exames oftalmológicos; tratamento de condições como miopia, hipermetropia e astigmatismo; prescrição e ajuste de óculos e lentes de contato; fornecimento de ajuda e terapia para visão subnormal; diagnosticar condições como glaucoma, catarata, degeneração macular, retinopatia diabética e conjuntivite; e participar de cuidados pré ou pós-operatórios para pacientes que passaram por cirurgia.
Os serviços de um oftalmologista incluem serviços de visão, incluindo exames oftalmológicos; cuidados médicos oftalmológicos, para condições como glaucoma; cuidados oculares cirúrgicos, para melhora da visão (como Lasik), trauma, estrabismo, catarata, glaucoma e outros problemas; diagnóstico e tratamento de doenças oculares relacionadas a outras doenças, como diabetes ou artrite; e cirurgia plástica, para pálpebras caídas e suavização de rugas.
Os serviços de óptica incluem a avaliação de prescrições de lentes; fornecimento, ajuste e reparação de óculos, armações, lentes de contacto; fazer medições faciais; ajudar o cliente a decidir sobre lentes e armações; e solicitar e verificar produtos, incluindo lentes de contato e óculos.
Quem precisa de exames oftalmológicos de rotina?
Os exames oftalmológicos regulares feitos por um oftalmologista ou optometrista são importantes para adultos e crianças. Os olhos dos adultos devem ser testados para manter as prescrições atualizadas e verificar se há sinais precoces de doenças oculares. Os exames oftalmológicos infantis desempenham um papel importante para garantir o desenvolvimento normal da visão, que é um componente necessário para o desempenho acadêmico.
Com que frequência devo fazer um check up?
Os adultos devem fazer um exame oftalmológico completo a cada um a três anos, dependendo da sua idade, fatores de risco e se você usa lentes corretivas. As crianças precisam de exames de vista de rotina para estarem prontas para aprender na escola, especialmente porque uma alta porcentagem de informações é apresentada visualmente.
De acordo com a American Optometric Association (AOA), as crianças devem fazer seu primeiro exame de vista aos seis meses, outro exame aos três anos e novamente no início da escola. As crianças que estão livres de riscos devem continuar a fazer exames a cada dois anos até os 18 anos.
Crianças com fatores de risco podem precisar começar a cuidar da visão antes dos seis meses e com maior frequência. Já crianças com lentes corretivas devem fazer exames oftalmológicos anuais.
Seu plano pessoal de tratamento para os olhos.
O seu plano de tratamento, após o exame oftalmológico, inclui uma receita de óculos ou lentes de contato para corrigir erros de refração? Ou seu oftalmologista recomenda terapia de visão ou cirurgia de estrabismo para problemas de visão binocular?
Você pode deixar o consultório de seu oftalmologista com uma recomendação simples de examinar seus olhos novamente dentro de um ou dois anos, seu oftalmologista pode sugerir suplementos para a visão para manter uma boa saúde ocular ou para ajudar com condições específicas, como olhos secos.
Quando você faz um teste de visão geral, uma das principais condições que o oftalmologista verifica é um erro refrativo. Um erro refrativo significa que há uma anormalidade no formato do olho, alterando a capacidade do olho de focar a luz diretamente na retina. Isso causa visão turva e geralmente pode ser corrigido com o uso de óculos graduados, lentes de contato e, possivelmente, tratamentos alternativos, como terapia da visão, orto-k, LASIK ou cirurgia refrativa, como LASIK.
O termo "erro de refração" refere-se a um problema com o processo de refração que é responsável pela visão. Existem vários tipos diferentes de erros de refração, dependendo de qual parte do olho é afetada, sendo que é possível ter vários erros de refração ao mesmo tempo, tais como:
Miopia
Na miopia, o comprimento do globo ocular é muito longo, o que resulta no foco da luz na frente da retina, em vez de estar na retina. Isso permite que o indivíduo veja bem quando os objetos estão próximos, mas não consiga ver claramente ao olhar para objetos à distância.
Hipermetropia
A hipermetropia ocorre quando o globo ocular é mais curto do que o normal e pode resultar em objetos próximos ficarem desfocados. No entanto, as pessoas experimentam hipermetropia de maneiras diferentes. Às vezes, objetos distantes são nítidos, enquanto outras vezes as pessoas podem ter uma visão geral turva de perto e de longe ou nenhum problema. Principalmente em crianças, a lente pode acomodar o erro permitindo uma visão clara, mas pode causar fadiga e, às vezes, estrabismo. A hipermetropia causa fadiga ocular ou fadiga, especialmente ao olhar para objetos próximos por um período de tempo. Muitas vezes, as pessoas com visão 20/20 podem ainda precisar de óculos em suas mesas para relaxar os olhos e melhorar a concentração.
Astigmatismo
O astigmatismo geralmente é o resultado de uma córnea de formato irregular (embora às vezes também possa ser devido a uma lente deformada). A córnea, que normalmente é redonda, tem o formato de uma bola de 'futebol americano' em um olho com astigmatismo, resultando em vários pontos de foco na frente ou atrás da retina (ou ambos). Pessoas com astigmatismo geralmente têm visão turva ou distorcida em algum grau em todas as distâncias, de perto e de longe.
Presbiopia
A presbiopia é uma condição relacionada à idade que geralmente começa a aparecer por volta dos 40. À medida que o olho começa a envelhecer, o cristalino enrijece e não consegue mais focalizar claramente os objetos que estão próximos.
É importante observar que a presbiopia costuma ser confundida com hipermetropia, pois ambas causam problemas de foco em distâncias próximas. No entanto, a hipermetropia alta também pode causar desfoque em distâncias longas, especialmente em iluminação fraca, e problemas de percepção de profundidade podem resultar em acidentes com veículos motorizados. Nesses casos, as pessoas com hipermetropia podem usar óculos a qualquer distância.
Se você está tendo problemas para enxergar, é importante fazer um exame de vista para determinar a causa do problema e corrigir sua visão com eficácia. Mesmo se sua visão estiver boa, você deve agendar um exame oftalmológico de rotina regularmente para garantir que seus olhos estão saudáveis e que quaisquer problemas potenciais sejam detectados precocemente.
...