Yoga, bem-estar e disposição
- Yoga promove autoconhecimento, bem-estar e melhora no condicionamento físico.
- Tempo de leitura: 5 minutos.
- MundoZ! Vida e Saúde
- Atualizado: Quarta, 09 Novembro 2022 13:56
- Views: 1.986
Conheça quatro modalidades e entenda os benefícios da prática. A Yoga é uma prática que surgiu na Índia há mais de cinco mil anos e ganhou o mundo na segunda metade do século XX. Segundo um levantamento da Ipsos Public Affairs em parceria com a fundação Yoga Alliance, 36 milhões de pessoas são adeptas à prática só nos Estados Unidos.
No Brasil, também é possível perceber o aumento do número de praticantes: as aulas tornaram-se comuns nas academias e, durante a pandemia, as aulas on-line e os vídeos no YouTube ganharam notoriedade. Afinal, não é preciso muito para começar: um top de sustentação, um shorts e uma toalha são suficientes.
A toalha pode ser usada no lugar do famoso mat de yoga, mas quem precisa de uma superfície mais confortável, deve optar pelo tapetinho. Além disso, é importante usar uma roupa confortável e que permita liberdade de movimentos.
Quem pode praticar yoga?
A Yoga costuma ser associada com a realização de posturas desafiadoras e que exigem um nível avançado de força e flexibilidade. Entretanto, todas as pessoas podem fazer Yoga e não existem pré-requisitos para a prática.
As posturas vão do básico ao avançado, explorando diferentes níveis de dificuldade.
Entretanto, essa é uma prática que respeita os limites do corpo de cada um, assim, o professor consegue adaptar as posturas de acordo com as particularidades de cada aluno.
Por isso, a Yoga é indicada para todas as faixas-etárias. Ela melhora a força, a flexibilidade e o equilíbrio. Além disso, dependendo da modalidade praticada, meditações e exercícios de respiração também fazem parte da aula.
Conheça 4 tipos de yoga
Com o passar do tempo, diversas linhas de yoga surgiram. Cada uma delas apresenta características próprias e exigem diferentes estímulos do corpo. Confira quatro tipos:
Hatha Yoga
A Hatha Yoga é conhecida como Yoga clássica. O termo, em sânscrito, faz alusão à união entre corpo e mente, característica muito trabalhada nas aulas.
Exercícios respiratórios (pranayamas), contração dos músculos.
A prática consiste na realização de posturas (asanas), exercícios respiratórios (pranayamas), contração dos músculos e órgãos (bandhas), gestos (mudras) e exercícios de concentração e purificação (shatkarmas).
Ashtanga Vinyasa Yoga
A Ashtanga Vinyasa Yoga é uma das linhas mais desafiadoras em relação ao condicionamento físico. A prática possui seis séries de posturas e usa a respiração como fio condutor dos exercícios, o que exige muita concentração.
Ela também exercita a disciplina, já que precisa ser praticada quase todos os dias, com apenas algumas exceções.
Vinyasa Flow Yoga
A Vinyasa Flow Yoga também usa a respiração como fio condutor da prática, além de trabalhar com transições entre as posturas, o que torna tudo mais fluido e exige força muscular. Essa é uma prática mais livre em relação às outras, e não possui sequência fixa de posturas, sendo mais fácil personalizar e ajustar as aulas.
Hot Yoga
A Hot Yoga é praticada em uma sala aquecida a 40ºC e segue uma sequência fixa de posturas. Devido ao ambiente atípico, os alunos podem parar para beber água a qualquer instante. Além disso, em casos de tontura, o aluno é aconselhado a fazer uma pausa e retomar quando estiver melhor.
Benefícios da yoga
A Yoga apresenta diversos benefícios que vão além do condicionamento físico. A prática trabalha a concentração e a resiliência. Por isso, é comum dizermos que a Yoga ajuda em quadros de ansiedade e depressão, visto que os exercícios respiratórios diminuem o estresse e as posturas promovem bem-estar após a prática.
Para pessoas que sofrem com hipertensão
Ela também é benéfica para pessoas que sofrem com hipertensão, porque diminui o nível de nervosismo e trabalha a respiração, contribuindo para uma baixa na pressão arterial.
Além disso, quem está tentando largar vícios, como o tabagismo, pode se beneficiar do autocontrole trabalhado nas aulas.
A Yoga promove autoconhecimento e consciência corporal. Esses dois fatores influenciam diversas áreas da vida, por isso, tantas pessoas afirmam que a prática transformou suas vidas.
Roupas adequadas para a prática
Não é necessário escolher um look que siga as tendências da moda para fazer yoga, basta optar por uma roupa adequada. Quem gosta de peças justas ao corpo, pode usar calças e shorts legging e combiná-las com regata. Entretanto, também é possível usar um shorts largo, no estilo de corrida, ou calças jogger.
O top é indicado em todas as atividades que trabalham o corpo, independentemente das outras roupas que estão sendo usadas, porque sustenta os seios e promove conforto durante a prática.
Como é possível perceber, todas essas peças proporcionam liberdade de movimento, uma característica fundamental.
Inclusive, vale redobrar a atenção com calças e shorts de moletom, que podem impedir alguns exercícios de flexibilidade dependendo da modelagem da peça.
Veja também
- Você sabe o que é autocuidado?
- Autocuidado: Três maneiras de criar uma agenda saudável
- Cinco tipos de autocuidado que promovem saúde e bem-estar
...