Manutenção preventiva: deixe seu carro sempre em dia
- A manutenção preventiva ajuda a conservar o automóvel sempre em ótimo estado e reduz despesas desnecessárias, além de aumentar a segurança.
- Tempo de leitura: 6 minutos
- MundoZ! Carros & Motos
- Atualizado: Segunda, 28 Junho 2021 22:48
- Views: 3.448
Ficar na estrada e ter que lidar com um defeito no carro é algo que estraga o dia de qualquer um. Então, fazer a manutenção do veículo é uma boa prática que todo motorista deve ter em mente.
Pensando na boa dirigibilidade e bom funcionamento do veículo, existem dois tipos de manutenção: a preventiva e a manutenção corretiva. A primeira se enquadra nos acompanhamentos periódicos do veículo, a segunda acontece quando, provavelmente, a primeira foi deixada de lado. Inclusive, ao comprar um automóvel seminovo, é importante verificar se o veículo possui uma certificação atestando que todos os sistemas foram revisados e que sua documentação está em dia, ou seja, que tenha sido feita a manutenção preventiva. Uma dica nossa é sempre dar prioridade aos modelos de automóveis seminovos certificados à venda.
Veja também
- Vai trocar de carro? Veja as nossas dicas para se dar bem
- Como receber a indenização do seguro em caso de perda total de carro financiado
- Como economizar no consumo de combustível do carro
Confira os pontos principais de uma manutenção preventiva.
Observe o óleo do motor
O cuidado com o óleo do motor deve ser um hábito de quem quer ter um veículo sempre em perfeito estado. Isso evita muita dor de cabeça, como gastos desnecessários e danos em peças importantes do motor. A dica é sempre escolher óleos sem aditivos e também trocar o filtro de óleo no sempre que fizer a troca do óleo, isso evita que impurezas acabem contaminando o óleo novo. Outra dica importante é procurar sempre usar o óleo indicado pelo fabricante do veículo.
Fluido de freio
A orientação dos fabricantes é que o fluido de freio seja substituído a cada dois anos. Trata-se de um item que deve fazer parte do checklist no momento de se fazer a manutenção do veículo. O fluido de freio absorve umidade, essa água, mesmo em pequena quantidade acaba fervendo aumentando ainda mais o superaquecimento dos freios. Isso significa que se o produto não estiver na espessura indicada, pode haver falhas no sistema de frenagem, colocando em risco a segurança do motorista e demais passageiros.
Correia dentada
A substituição deve seguir o manual do fabricante, caso isso aconteça, outros componentes também podem sofrer danos sérios, como motor e pistões, e até mesmo ocasionar empenamento das válvulas. Vale a pena contar com o auxílio de um mecânico de confiança nesse trabalho, pois, as trocas variam conforme o modelo do veículo. Muitas vezes, é preciso trocar todos os componentes que fazem parte do conjunto para manter a devida sincronização do motor.
Velas de ignição
Para o seu carro rodar sem gastar muito combustível, as velas de ignição devem estar em dia. É importante informar que o tempo útil dessas peças pode ter uma certa variação, dependendo da marca do veículo, mas geralmente tem uma vida útil de cerca de 10.000 km ou um ano. Ao mantê-las em bom estado de conservação, você garantirá o bom desempenho do veículo, pois, as velas estão diretamente relacionadas ao bom funcionamento do motor. As velas feitas de platina e irídio são as mais recomendadas em razão da qualidade superior.
Água do radiador
O nível da água do radiador deve ser checado toda semana, com o motor frio. A dica é que se mantenha o equilíbrio a cada verificação, isso porque, a temperatura do motor deve estar sempre nivelada, nem muito fria e, nem muito alta. Além disso, o líquido precisa conter aditivos nas proporções corretas.
Bicos injetores
Os bicos injetores devem sempre estar limpos, evitando que o automóvel apresente problemas ao dar partida. Esse hábito impacta diretamente na economia de combustível. Para saber se a limpeza dos bicos injetores está em dia, um diagnóstico com um equipamento especial deve ser realizado, medindo a quantidade de combustível injetado no motor.
Pneus e rodas
As rodas e pneus do seu carro deve ser constantemente verificados para evitar, não só multas como também riscos à estabilidade do veículo, pneus carecas prejudicam a dirigibilidade do veículo, o que aumenta muito o risco de acidentes. O desgaste nos pneus pode ser verificado por meio das letras TWI, gravadas na lateral.
Bateria
Muitos motoristas sofrem por causa do descaso com a bateria, apesar dos novos modelos de baterias não exigir água, uma boa prática é desligar o polo negativo do cabo da bateria caso o automóvel permaneça muito tempo parado. Do contrário, ela pode descarregar, impossibilitando a partida do automóvel.
Alinhamento e balanceamento
Essa é uma etapa fundamental da manutenção do automóvel, para aumentar a vida útil dos pneus e componentes da suspensão. Além disso, o alinhamento e o balanceamento contribuem para que o veículo se mantenha estável, evitando trepidações, o que garante maior segurança nas frenagens e melhor dirigibilidade.
Esperamos que nossas dicas sobre manutenção preventiva tenham sido úteis a você e que ajudem a conservar seu automóvel sempre em ótimas condições reduzindo despesas desnecessárias e aumentando a sua segurança.
...