Roubo por aproximação de cartão de crédito, veja como evitar
- MundoZ! Dinheiro
- Atualizado: Quinta, 30 Março 2023 12:48
- Views: 318
Ter autorização via celular, além de capa de proteção contra leitores RFiD são algumas dicas úteis para evitar o roubo por aproximação. Um em cada quatro negócios presenciais com cartões de crédito ou débito é feito por aproximação, informa a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). E as previsões são de que esta modalidade de pagamento representará mais da metade dos negócios no Brasil até o final de 2023.
Com um aumento de 375%, o pagamento via cartão por aproximação conquistou os usuários pela comodidade. Mas não foram apenas eles que gostaram da novidade.
A inovação também atraiu bandidos que usam a tecnologia NFC - Near Field Communication - que, em português, pode ser traduzida como "Comunicação por Proximidade de Campo".
Para efetuar o roubo dos valores da conta bancária do portador do cartão, os criminosos procuram ficar o mais próximo possível da vítima.
Como funciona o roubo por aproximação de cartão.
Os criminosos se posicionam perto das pessoas usando as máquinas de cartão que possuem a tecnologia de aproximação.
E assim conseguem fazer operações (cobranças/saques) em cartões (de crédito e débito) que não estejam protegidos por carteiras especiais como aqueles modelos de CarbonWallet, por exemplo.
Essas carteiras especiais agem como uma espécie de blindagem contra as máquinas de cartão com função de aproximação.
Carteira CarbonWallet™ | R$ 126,90 | COMPRAR |
Os ladrões tem êxito neste tipo de golpe porque, como não há necessidade de digitar a senha (palavra-passe), muitas vezes o dono do cartão só percebe que foi vítima de furto muitas horas depois.
Evite o roubo por aproximação usando autorização pelo celular e uma carteira especial Para se precaver do roubo por aproximação, as duas principais orientações dos especialistas são configurar a autorização pelo celular e usar uma carteira especial para aguardar os cartões.
A ação dos golpistas causou tantos prejuízos que a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou um projeto de lei sobre cartões de aproximação.
O projeto obriga as operadoras a emitir cartões de crédito ou débito por aproximação apenas com a aprovação dos clientes. Pela nova lei, as empresas operadoras de cartão, também devem adotar medidas de segurança que ajudem a evitar os roubos por aproximação.
Uma forma der tentar se proteger é configurar o celular para receber uma mensagem toda a vez em que uma operação via cartão for efetuada. Dessa forma você será notificado de qualquer movimento em sua conta e poderá cancelar em tempo hábil se notar algo suspeito.
Há relatos de donos de cartão, vítimas de golpistas que se aproximaram usando as máquinas com tecnologia NFC e conseguiram fazer saques através do cartão de crédito.
As operadoras de cartão podem ser responsabilizadas em caso de roubo por aproximação.
Segundo Fabio Pasin, do programa de serviços fiscais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os bancos devem responder por qualquer dano causado aos clientes de cartão.
O Código de Defesa do Consumidor determina em seu artigo 14 que o prestador de serviço é responsável, mesmo que não haja culpa de sua parte, por reparar danos causados aos consumidores por vícios relacionados à prestação de serviços, enfatiza Pasin.
Confira as nossas dicas para evitar ser mais uma vítima do roubo por aproximação.
Registre o cartão no smartwatch ou no celular.
Assim, a transação só será autorizada mediante comprovação do dono do cartão.
Em último caso, desative a função de proximidade.
Esse procedimento pode ser feito pelo app do banco ou junto à administradora do cartão. Além disso, reduza o valor limite para compras usando a função de proximidade.
Use capas forradas com algum material semelhante ao metal.
Ou algum tipo de material isolante para bloquear a ação de máquinas de aproximação. O papel laminado também pode ser usado para blindar o cartão, ele pode bloquear a frequência de rádio das máquinas.
Use carteiras especiais para guardar seus cartões de débito e crédito.
Essas carteiras são feitas de materiais especiais como a fibra de carbono, alumínio e plástico e impedem que as máquinas possam ler as informações do cartão.
Quando for fazer compras pela internet procure usar o cartão virtual.
Sempre verifique os valores das compras. Nos pagamentos sem contato (por aproximação), o visor da máquina está voltado para o revendedor, e o pagador não pode ver o valor.
Caso note que o seu cartão foi clonado, comunique imediatamente a administradora para solicitar o bloqueio. Registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima para poder recuperar a quantia perdida na fraude.
...