Mercado Livre é autorizado pelo Banco Central para operar como instituição financeira
- Aval do BC concede espaço para que o Mercado Livre possa consolidar sua posição no segmento de crédito.
- Tempo de leitura: 4 minutos.
- MundoZ! Dinheiro
- Atualizado: Terça, 15 Dezembro 2020 16:31
- Views: 1.957
O Mercado Livre foi autorizado pelo Banco Central, neste mês de novembro, para atuar como instituição financeira no país, segundo informou a empresa através de uma nota à imprensa. A decisão do BC havia sido publicada no Diário Oficial, no dia 15 deste mês, porém, agora a autoridade monetária concedeu confirmação.
A autorização do BC abre possibilidade para que o Mercado Livre possa consolidar sua posição no segmento de crédito no país. A empresa já operava com o Mercado Crédito desde 2017, concedendo empréstimos para os usuários que tem conta no Mercado Pago, a fintech de pagamentos do Mercado Livre.
RELACIONADO: Mercado Livre. Linha de capital de giro com prestações facilitadas.
O anúncio acontece 45 dias após o Mercado Livre anunciar o recebimento de um aporte de capital da ordem de R$ 400 milhões, do banco americano Goldman Sachs, visando ampliar o serviço de crédito oferecido pela empresa.
“A licença para atuar como instituição financeira vai permitir que a companhia aumente o foco na expansão das operações de crédito dentro de seu próprio ecossistema. Desde o começo da operação, em 2017, o grupo já ofereceu mais de R$ 4 bilhões em créditos, num total de mais de 10 milhões de transações efetuadas. As operações impactaram de forma positiva principalmente os consumidores e empreendedores que não tinham acesso ao crédito no sistema financeiro tradicional”, explicou, em nota, Tulio Oliveira, vice-presidente do MercadoPago, que opera como getWay de pagamento.
Ao receber licença para operar como instituição financeira o MercadoPago poderá acessar diversas fontes de financiamento, que poderão servir como complemento para a estratégia de funding da empresa.
“Ter uma gama de instrumentos para financiamento mais completo vai beneficiar de forma estrutural todo o setor de fintech e trará maior solidez às operações da empresa, além de proporcionar maior resiliência para o negócio”, relata Pedro de Paula, diretor do MercadoCrédito aqui no Brasil.
Veja também: Os 05 melhores bancos digitais do Brasil
...