Compra de imóvel: 5 dicas para identificar uma boa proposta
- Tempo de leitura: 5 minutos.
- MundoZ! Dinheiro
- Atualizado: Quinta, 30 Março 2023 12:08
- Views: 2.080
Vendedor deve estar atento a certos aspectos antes de fechar negócio. A negociação para a venda de determinado imóvel começa pela proposta de compra do potencial interessado. É a partir dela que o vendedor pode analisar se o que está sendo oferecido corresponde ao que ele pede.
Para analisar as condições de compra de apartamento ou casa, alguns aspectos são indispensáveis e devem estar presentes na proposta de compra. Neste artigo, vamos te mostrar mais sobre esse assunto e esclarecer algumas das dúvidas mais comuns.
Como funciona a proposta de compra?
A proposta de compra de imóvel trata-se de um documento entregue pelo potencial interessado ao proprietário. Nele, o indivíduo sinaliza quanto está disposto a pagar e quais são as condições de pagamento ofertadas, explicando qual é o valor da entrada que ele oferece, a data de pagamento ou ainda se está propondo uma permuta de bens.
Veja também
- Como evitar o roubo de dados por aproximação de cartão de crédito.
Esse documento não é um instrumento legal, tal como um contrato de compra e venda, que irá comprometer juridicamente ambas as partes, que só passa a existir caso a proposta seja aceita. Entretanto, é possível que as duas partes optem por assiná-lo e autenticá-lo para oficializar o combinado.
Diante da proposta, o vendedor tem três possíveis respostas: aceitar as condições e fechar o negócio; oferecer uma contraproposta, alterando os termos oferecidos; ou recusar a proposta, sinalizando não ter interesse em continuar a negociação.
O que deve estar na proposta de compra?
Algumas informações são essenciais e devem estar presentes em uma proposta. Dados como nome, RG, CPF e contatos pessoais, tanto do potencial comprador quanto do vendedor, são alguns deles. Também é preciso constar endereço, metragem e mais características do imóvel que está sendo negociado.
Se a negociação envolve um corretor de imóveis ou uma imobiliária, informações sobre eles também precisam estar presentes na proposta. O valor oferecido para a compra, as condições de pagamento e a data da proposta, assim como a assinatura do potencial comprador, são outros itens que devem constar ali.
Como identificar uma boa proposta?
Existem alguns aspectos que ajudam a verificar se a proposta que o vendedor está recebendo é de qualidade e vale a pena ser considerada. Conheça alguns deles abaixo.
Negociação registrada
Evite fazer acordos e negociar a venda de imóvel apenas verbalmente. Peça para receber o documento via e-mail e responda por este meio também, deixando um registro do que foi proposto, algo que pode ser recuperado posteriormente. Caso haja alterações na proposta, lembre-se de solicitar uma versão atualizada do documento.
Comprador com bom histórico
É recomendado que você procure saber para quem está vendendo seu imóvel. Ter a certeza de que você está negociando com alguém que é capaz de pagar o que está propondo e que não tenha pendências financeiras é fundamental.
Peça documentos ao potencial comprador, como certidão de quitação de tributos federais e outras certidões negativas. Assim, você terá a certeza de que o nome dele está limpo.
Condições claras de pagamento
Analise se o documento apresenta dados claros quanto à forma como o potencial comprador irá pagar pelo imóvel. Verifique se ele indica que o pagamento será à vista ou, caso seja parcelado, qual é o valor de entrada e como será feita a quitação do saldo devedor.
Exigências factíveis para a entrega do imóvel
A proposta deve incluir uma data para que você saia do imóvel. Certifique-se que ela seja factível e que te dê tempo para encontrar um novo lugar para morar quanto para o comprador poder organizar a mudança para a casa nova.
Também há a possibilidade do comprador solicitar que determinadas características do imóvel sejam reformadas, mantidas ou retiradas. Se forem necessárias, essas intervenções devem ser levadas em conta na hora de estipular a data de desocupação.
Contrato formal em caso de aceitação
Quando as duas partes entram em um acordo, a proposta de compra transforma-se em um contrato de compra e venda, que será incluído na escritura pública do imóvel. Isso irá transferir a propriedade de uma pessoa para outra.
O ideal é que você conte com o auxílio de profissionais da área para que nada da parte burocrática passe despercebido. Lembre-se de garantir que o comprador firme um contrato de compra e venda, onde você recebe um sinal de, ao menos, 10% para ter a certeza que o acordo será finalizado.
Veja também
- GUIA IMOBILIÁRIO - INCC, o que é e como funciona.
...